O Ministério da Cultura, Governo Federal e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul apresentam

Conferencistas nacionais

Luiz Antônio Simas (RJ)

Luiz Antônio Simas é carioca, professor, historiador, escritor e compositor. É mestre em História Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Lançou “Coisas Nossas”, em 2017, finalista do Prêmio Jabuti na categoria “Crônicas”, e no ano anterior foi ganhador do prêmio na categoria “Livro de Não Ficção do Ano” pelo “Dicionário da História Social do Samba”, escrito com Nei Lopes. Participou de vários eventos literários, como as bienais do RJ e SP e da Festa Literária de Paraty (FLIP).

04/10 (SÁBADO)  |  14h
Auditório Germano Barros de Souza
Mediadora: Icléia Albuquerque de Vargas (MS)
Eixo: TERRITÓRIO, CULTURAS E GEOPOLÍTICAS
Tema: Rituais tradicionais e sincretismo religioso – (n)os limites do território

Ana Claudia Quintana (SP)

Ana Cláudia Quintana é médica e sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar. Em 2012, publicou seu primeiro livro de poesia, “Linhas Pares”, onde questiona o impacto da poesia sobre a esperança em pessoas gravemente enfermas. Seu segundo livro, “A Morte É Um Dia Que Vale a Pena Viver”, permanece entre os mais vendidos desde 2016. Na sequência, escreveu “Histórias Lindas de Morrer”, “Pra Vida Toda Valer a Pena Viver” e “Mundo Dentro”, de poemas, e o infantil “Onde Fica o Céu?”

05/10 (DOMINGO)  |  10h
Auditório Germano Barros de Souza
Mediadora: Raquel Anderson (MS)
Eixo: TERRITÓRIO, CULTURAS E GEOPOLÍTICAS
Tema: Pra vida toda valer a pena

Leandro Karnal (RS)

Leandro Karnal é doutor em História Social pela USP, membro da Academia Paulista de Letras e professor da Unicamp. Reconhecido como importante escritor, palestrante e formador de opinião, seus livros estão entre os mais vendidos do Brasil. O mais recente é “A Coragem da Esperança”. Karnal tem seu próprio canal no Youtube, é âncora do programa Universo Karnal na CNN Brasil, escreve para o jornal O Estado de S. Paulo e suas mídias sociais alcançam mais de 8 milhões de seguidores.

05/10 (Domingo) | 19h
Auditório Manoel de Barros
Mediador: Febraro de Oliveira (MS)
Eixo: TECNOLOGIAS DIGITAIS, SOCIEDADE E MERCADO: O MUNDO CONTEMPORÂNEO
Tema: O mundo líquido e a inteligência artificial – o lugar da ética

Ana Maria Gonçalves (MG)

Primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL). Em 2006, o romance “Um Defeito de Cor” venceu o Prêmio Casa de las Américas e foi eleito em 2021 o melhor romance brasileiro do século por um júri da Folha de S. Paulo.

05/10 (DOMINGO)  |  10h
Espaço Integração
Tema: Direitos autorais e inteligência artificial: Quem é o autor da palavra escrita?

André Brayner (CE)

André Brayner é professor universitário, mestre em Direito Constitucional e sócio-fundador da B.R.A. - Advocacia Artística e Cultural. Diretor presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult), André é procurador chefe da Câmara Municipal de Fortaleza. A palestra “Direitos Autorais e Inteligência Artificial: Quem é o Autor da Palavra Escrita?” aborda os desafios contemporâneos trazidos pelo avanço da Inteligência Artificial na criação literária e a proteção dos direitos autorais.

05/10 (DOMINGO)  |  10h
Espaço Integração
Tema: Direitos autorais e inteligência artificial: Quem é o autor da palavra escrita?

Itamar Vieira Junior (BA)

Itamar Vieira Junior é autor do romance “Torto Arado”, ganhador do Prémio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020, do Prêmio Oceanos de 2020 e do Prêmio Montluc Rèsistance et Liberté de 2024. Baiano de Salvador, é doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. As duas últimas publicações do escritor foram o livro de contos “Doramar ou a odisseia” (2021) e o romance “Salvar o Fogo” (2023). Um dos autores brasileiros mais prestigiados da atualidade.

06/10 (SEGUNDA) | 19h
Auditório Manoel de Barros
Mediadora: Maria Adélia Menegazzo (MS)
Eixo: TERRITÓRIOS, CULTURAS E GEOPOLÍTICAS
Tema: Rascunhos de pássaros – a literatura, o mundo e o leitor

Leo Mackellene (CE)

Léo Mackellene é poeta, músico e escritor com mais de uma dezena de livros publicados, entre romance, filologia brasileira e filosofia para crianças. Co-fundador da 1ª Escola de Escrita Criativa do Ceará, Sobral-2018. Doutorando em “Educação Brasileira” pela Universidade Federal do Ceará/Universidade de Lisboa. Mestre em “Literatura africana” pela Universidade de Brasília. Professor da Licenciatura indígena Tremembé da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

07/10 (TERÇA)
9h às 12h
Auditório Pedro de Medeiros
Curso de Escrita Criativa

Bete Morais (AM)

Bete Morais é indígena do povo Desana, de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. É atriz, dramaturga, escritora, poetisa, arte-educadora e bacharel em Direito. Cursou Teatro no Centro de Artes da UFAM, Direito na UEMS e atualmente desenvolve uma oficina de corpo e voz na área da educação. Sua literatura abre caminhos para a construção de futuros que respeitam a memória dos antepassados e reafirmam o protagonismo indígena na cena literária e cultural brasileira.

07/10 (TERÇA) | 14h
Auditório Germano Barros de Souza
Mediadoras: Diane Valdez (GO) e Auxiliadora Terena (MS)
Eixo: TERRITÓRIOS, CULTURAS E GEOPOLÍTICAS
Tema: Poéticas indígenas para tecer futuros ancestrais.

Ana Elisa Ribeiro (MG)

Ana Elisa Ribeiro é autora de livros de poesia, conto, crônica, infantis e juvenis. Tem colunas no Blog da Relicário e no jornal Rascunho. Lançou as obras “Dicionário de imprecisões” (finalista Jabuti 2020), “Doida pra escrever”, “Romieta & Julieu” (Jabuti 2022), “Como nasce uma editora” e “Menos ainda”. É editora de livros de poesia e prosa contemporâneas na Autêntica e na Peirópolis. É professora titular na rede federal de ensino, doutora em Estudos Linguísticos e pesquisadora do mercado editorial.

08/10 (QUARTA) | 14h
Auditório Germano Barros de Souza
Mediadora: Eliane Greice (MS)
Eixo: TECNOLOGIAS DIGITAIS, SOCIEDADE E MERCADO: O MUNDO CONTEMPORÂNEO
Tema: Do papel aos bits: mundo digital e multiletramento

Carmem Teresa Elias (RJ)

Carmem Teresa Elias é escritora, artista visual, pesquisadora, docente pós-graduada em Letras e palestrante em Literatura Comparada e Gêneros Textuais. Trabalhou na Universidade Santa Úrsula e Colégio Pedro II e teve artigos acadêmicos publicados no Brasil e exterior. É autora de 13 livros, entre romances, ensaios, poemas, contos, crônicas, literatura juvenil e artes. Destacam-se as obras “Inteligência Artificial Generativa: a Nova Colônia” e “O Julgamento das Mães: Maternidade e Terror”.

09/10 (QUINTA) | 10h
Auditório Germano Barros de Souza
Mediadora: Ana Ostapenko (MS)
Eixo: TECNOLOGIAS DIGITAIS, SOCIEDADE E MERCADO: O MUNDO CONTEMPORÂNEO Tema: Inteligência artificial: quais os desafios?

Carol Dall Farra (RJ)

Carol Dal Farra é estudante de Geografia da UFRJ, poeta, atriz e slammer de Duque de Caxias, baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Estrelou o curta “Mc Jess” pelo qual recebeu o prêmio de melhor atuação do Festival Mix Brasil. Compõe o elenco da série “Cidade de Deus: A luta não para” na HBO Max. Foi uma das convidadas para realizar a primeira batalha de slam no Rock in Rio em 2019. Seu poema “Na Ponta do Abismo” foi publicado no livro “Querem Nos Calar: Poemas Para Serem Lidos em Voz Alta.”

09/10 (QUINTA) | 14h
Auditório Germano Barros de Souza
Mediadora: Alessandra Coelho (MS)
Eixo: TERRITÓRIOS, CULTURAS E GEOPOLÍTICAS
Tema: A reinvenção das periferias: a percepção dos direitos e a luta pela cidadania

Luz Ribeiro (RJ)

Luz Ribeiro é poeta, dramaturga e atriz, formada em Dramaturgia pela SP Escola de Teatro. Campeã do Slam BR (2016) e vice-campeã na Coupe do Monde de Poésie (FRA). Tem poemas publicados em mais de 20 antologias e cinco livros autorais, sendo o mais recente “Do Naufrágio ao Mergulho [ou poemas de iniciação]”, Jandaíra, 2024, no mesmo ano lançou seu primeiro álbum musical "Poeta Esquema Novo" e venceu o prêmio Lusófono "Nova Dramaturgia Feminina". Luz é mar mãe de Ben e filha mar de Odoya.

09/10 (QUINTA) | 14h
Auditório Germano Barros de Souza
Mediadora: Alessandra Coelho (MS)
Eixo: TERRITÓRIOS, CULTURAS E GEOPOLÍTICAS
Tema: A reinvenção das periferias: a percepção dos direitos e a luta pela cidadania

Vera Iaconelli

Vera Iaconelli é psicanalista especializada em psicologia parental. É doutora em Psicologia pela USP. Pesquisa temas como a depressão pós-parto, o infanticídio e o período perinatal. Autora dos livros “Manifesto antimaternalista”, “Criar filhos no século XXI” e “Felicidade ordinária”. É diretora do Instituto Brasileiro de Psicologia Perinatal e Parental, o Gerar, e integra o Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, além de participar dos Fóruns do Campo Lacaniano de São Paulo.

09/10 (QUINTA) | 19h
Sala: Auditório Manoel de Barros
Mediadora: Luciene Ferreira da Silva Soares (MS)
Eixo: TERRITÓRIOS, CULTURAS E GEOPOLÍTICAS
Tema: Modelos afetivos na contemporaneidade (os afetos nossos de cada dia)

Helô D'Angelo

Helô D’Angelo é ilustradora e quadrinista, vencedora do Prêmio Carolina Maria de Jesus e dos Troféus HQ Mix e Angelo Agostini. É autora de HQs, como “Dora e a Gata” e “Isolamento”. Também é co-criadora do “Cuscuz Surpresa” e co-editora da coletânea “Boy Dodói”, na qual participou, ainda, como artista. Esteve presente em outras coletâneas, como “Ragu”, e no Catálogo Cómic HQ Brasil. Em 2025, lança pela Conrad a coletânea “Só as melhores da Helô D’Angelo” (título provisório) e o livro “Amora Caça Amor”.

10/10 (SEXTA) | 10h
Sala: Auditório Germano Barros de Souza
Mediador: Daniel Shaman (MS)
Eixo: TERRITÓRIOS, CULTURAS E GEOPOLÍTICAS
Tema: Desafios e conquistas no Universo HQ: o quadrinho como forma de expressão e resistência

Caio Zero (RJ)

Caio Zero é arte-educador e autor de livros como “Rumi”, “Aqui e Aqui” e “Maior Museu do Mundo”. Com seus livros pôde ser finalista em vários prêmios, além de receber o “Selo Cátedra 10” de 2023 pelo Instituto Cátedra Unesco de Leitura PUC – Rio, saiu em revistas como “Emília” e “Crescer” na lista das 30 melhores obras infantis. Atualmente desenvolve livros ilustrados e histórias em quadrinhos, ministra oficinas de quadrinhos, ilustração e desenvolve projetos de arte e literatura.

10/10 (SEXTA) |  10h
Sala: Auditório Germano Barros de Souza
Mediador: Daniel Shaman (MS)
Eixo: TERRITÓRIOS, CULTURAS E GEOPOLÍTICAS
Tema: Desafios e conquistas no Universo HQ: o quadrinho como forma de expressão e resistência

11/10 (SÁBADO) | 10h às 12h
Auditório Tertuliano Amarilha
Oficina: Quadrinhos

Pedro Pacífico (SP)

Pedro Pacífico nasceu em São Paulo, onde atua como advogado, com formação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Nova York. Além disso, também é conhecido por Bookster, em virtude de seu trabalho de incentivo a leituras nas redes sociais (@book.ster), onde é diariamente acompanhado por milhares de leitores. Comanda o podcast “Daria um livro”, em que cada episódio recebe um entrevistado para falar sobre leitura. “Trinta segundos sem pensar no medo” é seu primeiro livro.

10/10 (SEXTA) | 14h
Auditório Germano Barros de Souza
Mediador: Marcos Vítor (MS)
Eixo: TECNOLOGIAS DIGITAIS, SOCIEDADE E MERCADO: O MUNDO CONTEMPORÂNEO
Tema: Influencers – os novos formadores de opinião na arena pública

Sandra Menezes (RJ)

Sandra Menezes é escritora, jornalista e autora do livro afro-futurista “O Céu entre Mundos”, (editora Malê), finalista do Prêmio Jabuti 2022, e vencedor do prêmio Odisseia de literatura fantástica. Em suas obras, ela situa o protagonismo negro em histórias de ficção científica, realismo fantástico e mitologia afro-brasileira. Lança agora o seu segundo livro, “A Outra Face - Contos Afro-fantásticos”.

10/10 (SEXTA) | 16h
Auditório Germano Barros de Souza
Mediador: Rodrigo Teixeira (MS)
Eixo: TERRITÓRIOS, CULTURAS E GEOPOLÍTICAS
Tema: Rodas de Conversa da Integração/Integración

Ana Suy (PR)

Ana Suy é psicanalista, escritora, professora, psicóloga graduada e pós-graduada pela PUC-PR, mestre em Psicologia Clínica pela UFPR e doutora em pesquisa e clínica em psicanálise pela UERJ. Semifinalista do Prêmio Jabuti em 2023 e 2024, Suy é autora do best seller "A gente mira no amor e acerta na solidão", publicado no Brasil, em Portugal, Argentina, Colômbia, Chile, México e Uruguai pela editora Planeta. Idealizadora e coordenadora dos estudos “Lendo Freud hoje” e “Clube de palavras”.

10/10 (SEXTA) | 20h
Auditório Manoel de Barros
Mediadora: Giovanna Auto (MS)
Eixo: TECNOLOGIAS DIGITAIS, SOCIEDADE E MERCADO: O MUNDO CONTEMPORÂNEO
Tema: Nas plataformas: O amor em tempos de Tinder

Milly Lacombe (RJ)

Milly Lacombe é escritora, roteirista, cronista e feminista. Autora de mais de cinco livros, entre eles o romance “O ano em que morri em Nova York” e “Feminismo para não feministas”, os dois últimos publicados pela Editora Planeta. Nasceu no Rio de Janeiro, trabalhou como comentarista esportivo na Globo e na Record, como colaboradora da Folha de S. Paulo em Los Angeles, foi diretora de redação da Revista TPM e roteirista da Globo e GNT. Atualmente, escreve colunas diárias para o UOL.

11/10 (SÁBADO) | 14h
Auditório Manoel de Barros
Mediadora: Tatiana Samper (MS)
Eixo: TERRITÓRIOS, CULTURAS E GEOPOLÍTICAS
Tema: Da voz embargada ao grito atual: Feminicídio

Diane Valdez (GO)

Professora aposentada da Universidade Federal de Goiás [UFG], escritora e integrante do Projeto Literatura na feira [Cidade de Goiás/GO].

12/10 (DOMINGO) | 10h
Auditório Germano Barros de Souza
Mediadora: Raquel Anderson (MS)
Eixo: TERRITÓRIOS, CULTURAS E GEOPOLÍTICAS
Tema: A menina passarinha e os voos na literatura